terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sala de aula: Uma aprendizagem do humano

Professora: Rosangela P. da Cruz

Acadêmica: Sidiana Trevisan


No texto, Sala de aula: Uma aprendizagem do humano o autor, aborda
aspectos considerados importantes para o processo de aprendizagem. Caracterizado pelo
momento em que ocorre o confronto de idéias entre alunos x professores, entre aluno x aluno, na busca do aprimoramento de técnicas para maior racionalização da transmissão dos conteúdos. É de fato importantíssimo no processo de ensino-aprendizagem abordar os conteúdos a partir de várias visões para então juntos chegar a um entendimento.
Novaski afirma que etimologicamente educar significa “levar de um lugar para outro”. A partir do momento em que nos relacionamos com outras pessoas, somos transportados de um nível de conhecimento para outro, a todo o momento estamos recebendo novas informações que podem tornar-se aprendizagens significativas, sempre temos um ponto de partida queda com conhecimentos superficiais, no entanto cabe a cada pessoa buscar meios para aperfeiçoar-se.
As relações que estabelecemos com o outro são importantes, a partir do momento em que o interlocutor me leva para sua perspectiva, eu o trago a minha, e assim o conteúdo da nossa conversa vai se acumulando de informações enriquecedoras.
A aprendizagem não acaba nunca, ninguém é tão sábio que não tenha nada para aprender, e ninguém é tão vazio que não tenha nada para ensinar.
O autor enfatiza a fala de” um bom filosofo dizia: A verdadeira arte consiste em cada um tornar-se suportável e, se possível agradável a si mesmo; e também suportável e, se possível agradável aos outros”(p.12).Nossas relações inter pessoais contribuem para a nossa aprendizagem, é importante procurarmos estabelecermos relações harmoniosas para com os outros, assim o retorno se dara de uma maneira positiva.
Aprender é ir se interando da aprendizagem mais profunda e que realmente interessa na vida: conhecer o humano, o mundo humano. Quando falamos em sala de aula é necessário que o professor procure conhecer e diagnosticar cada aluno para ter clareza do que os alunos querem aprender por que gostam, mas não pode se esquecer também do que são necessários e fundamentais que eles aprendam procurando sempre estabelecer uma relação entre os conhecimentos que o aluno tem com os conhecimentos científicos que o professor irá trabalhar.
Novaski cita Rubens Alves, quando afirma que saber, precisa ter sabor (p.13). Atualmente percebe-se que a educação cada vez mais é um processo técnico, o ensino esta deixando de ser humano, onde a minoria dos profissionais da educação se preocupa em o prazer em seus educandos, a maioria preocupa-se apenas em repassar os conteúdos sem dar uma significação para os mesmos. Se esperarmos uma transformação da sociedade devemos estar consciente que a educação é um meio para que esta ocorra.
Ao longo dos conteúdos quaisquer que sejam, devem ser cuidadosamente planejados e transmitidos, sem esquecer da importância do professor saber para quem vai planejar, ou seja, conhecer seus alunos, para planejar de acordo com o nível dos mesmos.Os títulos acadêmicos que o professor adquiriu só tem sentido na medida em que entre outras finalidades, lhe proporcionam encontros com pessoas, encontros que, através dos conteúdos arduamente adquiridos na pesquisa, resultem num bem-querer que é o sabor do saber.
Educar é estar com o outro. Lamentavelmente percebe-se quão contraproducente é a escola, que por diferentes mecanismos, afasta as pessoas das pessoas, isto é, esta conseguindo objetivos opostos aqueles segundo os quais deveria ser erigida trazendo para o cotidiano, fora da escola seqüelas de difícil absorção.
É necessário que o professor esteja atento aos apelos que na maioria das vezes não são verbais, o professor deve ter claro que não é apenas através da fala que eles manifestam suas necessidades existem linguagens “ocultas” que os professores precisam decifrar a fim de ajudar a seus alunos se desenvolver melhor.Sem descurar dos conteúdos, é possível que uma sala de aula seja a oportunidade impar de se ultrapassar os conteúdos,e ajudar a formar pessoas.

Um comentário:

  1. As reflexões produzidas por minha colega Sidiana, são muito interessantes, e acredito que ela foi muito feliz, quando nos coloca que algo muito importante é quando o professor trabalha os conteudos a partir de vários olhares, trazendo para sua aula as reflexões construidas por seus alunos. Além disso para que a sala de aula torne-se realmente um lugar agradavel, onde de fato ocorra a aprendizagem, cabe ao professor assim como a Sidi nos coloca, estar atento ao espaço em que se encontra o principal conhecer muito bem a realidade em que está inserido.

    ResponderExcluir