No capítulo VIII e IX do livro " Aulas vivas", o autor Masetto discute sobre dois aspectos fundamentais: a concepção de sala de aula e o relacionamento e a aprendizagem de alunos adultos.
Ao longo da obra aborda sobre como a sala de aula pode ser um espaço aconchegante, estimulante, prazerosa, com resultados positivos e satisfatórios para a prática docente.
Aliás para a sala de aula ser um ambiente acolhedor é necessário a CON-VIVÊNCIA, ou seja, um espaço que permite que os alunos e o professor cresçam juntos, que troquem informações, debatam sobre os conteúdos da atualidade, que construam um vínculo afetivo e que aprendam desde cedo a fazer ciência.
Portanto, para que isso aconteça é importante estimular os alunos a serem independentes, terem autonomia, demonstrar que acreditam e confiam neles, atribuindo responsabilidades, exigindo iniciativa e valorizando suas realizações.
Além disso, lembro dos professores que permitam o diálogo, que ostentaram a pesquisa, a amizade, a cooperação, o qual estão relacionados à convivência humana. É nesses educadores que devemos nos espelhar.
Finaliza, o oitavo capítulo chamando atenção para a metodologia e as estratégias utilizadas em sala de aula.
Já no capítulo IX, a partir das intensas pesquisas identifica as condições facilitadoras para a existência de comportamentos, de responsabilidades pelo processo de aprendizagem, da participação e de questionamentos.
Para entendermos sobre as características ou condições de aprendizagem, é interessante lermos esse capítulo pois identificará as duas características que distinguem a aprendizagem do adulto, as seis condições para que ocorra a aprendizagem que os autores como Brundage e Mackeracher nos relatam a respeito de como ocorre a aprendizagem dos adultos.
A partir dessa pesquisa fica a seguinte pergunta: "Quais os princípios de aprendizagem próprios de um adulto que poderiam ser encontrados subjacentes a essas condições?"
Para entender melhor sobre esses princípios vale a pena ler, pois é uma linguagem bem acessível que você irá adorar e aplicará na sua prática docente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Maevy! Você teve oportunidade de vivenciar o "espaço sala de aula" no estágio de docencia. E ai?Como foi? Concorda com Masetto (1992) quando afirma que é um espaço de CON-VIVENCIA? Onde o papel do educador deve ser de estimular, provocar, desafiar os alunos? Fica o desafio para na convivência entre alunos e professores transformarmos a sala de aula em espaço de vida!
ResponderExcluirAbraço
Profa.Rosângela
Oi Maevy!O seu texto me chamou a atenção principalmente a primeira parte, por se tratar da sala de aula como um lugar de convivências.Penso que a sala de aula devem ser atraentes, que possam incentivar a imaginação e criatividade das crianças. O professor como mediador dos conhecimentos deve promover um ambiente repleto de fantasias e emoção, pois a primeira expressão da criança se dá através das emoções.Aprender com prazer é mais significativo!
ResponderExcluirUM ABRAÇO!
Jucineia N. dos Santos
É prof, no meu estágio observei muito esse espaço de CON-VIVÊNCIA, porque permite que estejamos sempre trocando informações, crescendo juntos,e principalmente de debate sobre os conteúdos da atualidade e os vínculos afetivos é primordial, para que aprendam desde cedo a fazer ciência. É importante demonstrar que acreditam,confiam neles, atribuindo responsabilidades, exigindo iniciativa valorizando suas realizações e respeitando que cada criança tem seu tempo de aprender.Como diz a Jucineia,"aprender com prazer é mais significativo".
ResponderExcluirAbraços!
Maévy Toldo.