sábado, 24 de outubro de 2009

A SALA DE AULA: INTERVENÇÃO NO REAL

O presente texto trata-se de um artigo escrito por José Luís Sanfelice, que descreve a sala de aula, alertando para aspectos histórico-políticos, perspectivas científico-pedagógicas que tornam este tema complexo.

A expressão sala de aula pode ter um sentido amplo e não tradicional. Pois o lar pode ser para muitas pessoas a primeira sala de aula, é um local onde muito se ensina e muito se aprende através de uma infinita multiplicidade de maneiras. Sala de aula não é necessariamente um espaço físico na escola, mas também locais como igreja e exército, pois ambos tem por finalidade de ensinar idéias, valores, comportamentos, práticas religiosas ou profissões.

No sentido figurado, a expressão sala de aula engloba a possibilidade de se colocar toda a existência de todos os homens como atividade de uma grande sala de aula, caracterizando como uma constante aprendizagem desenvolvido por cada homem. Neste sentido podemos dizer que a vida é a melhor sala de aula, pois a melhor escola, é a escola da vida.

A aprendizagem, ensino e/ou educação se fazem presentes no dia-a-dia em qualquer hora e em qualquer lugar. Entretanto, a sala de aula, não é aquele espaço físico dinamizado prioritariamente pela relação pedagógica.

Segundo o autor, em decorrência de determinações histórico-sociais, as sociedades produziram a instituição escolar, organizada com suas pequenas células – A Sala de Aula -, para que ali se satisfizessem necessidades interesses, objetivos sentidos pelos homens, ou por parte deles. Através de tal maneira que se garantiu o ensino-aprendizagem, a educação em um universo cultural cada vez mais complexo e próprio de cada sociedade.

Sabendo dos interesses e características da sociedade capitalista atual, as instituições escolares passam por uma expansão bastante acentuada. Sendo que esta expansão, variada de uma sociedade capitalista para a outra, tem significado a presença de um número cada vez maior de pessoas e por mais tempo, na relação pedagógica formal de sala de aula. Hoje nota-se na realidade da educação brasileira, um substancial crescimento dos segmentos populares formando a clientela do ensino de primeiro grau rede pública, ou seja o modo de produção capitalista influenciando com a divisão social do trabalho, a sala de aula tem se constituído no local especializado e hegemônico para a realização do ato pedagógico formal.

Segundo Morais, “para que se tenha acesso à cultura formal, codificada, aos conhecimentos de conteúdos específicos necessários direta ou indiretamente às atividades profissionais, é ainda o caminho pedagógico iniciado, de modo gradativo, desenvolvido nos bancos das salas de aula”. Então, a sala de aula exerce um papel fundamental na nossa sociedade, pois qualquer iniciativa educacional coerente e que pretenda ser eficaz na democratização do saber e da cultura, não pode simplesmente ignorá-la.

Por que, nas salas de aula, não se ensinou sempre os mesmos conteúdos? Por que não se utilizou sempre os mesmos métodos de ensino? Por que os conceitos de ensino e aprendizagem sofreram várias alterações através dos tempos? Por que os conceitos de professor ou aluno, também foram se transformando? Por que diferentes ideologias se fizeram portadoras de propostas pedagógicas para a sala de aula?

A sala de aula onde cada educador atua, não está isenta das relações contraditórias que mantém, através de múltiplas intermediações, como o todo social. A educação possui um caráter mediado, a mesma se situa na relação entre as classes como momento de mascaramento/desmascaramento da mesma relação existente entre as classes. A sala de aula tem sido o principal espaço da educação formal das sociedades capitalistas. É neste sentido que a educação é mediação pelo mascaramento das reais relações sociais de exploração e dominação, podendo a sala de aula constituir-se, em decorrência do pedagógico, ali concretizado, num dos palcos privilegiados desta atividade.

Segundo o autor, a sala de aula, aquele espaço prioritário do trabalho docente, não é um casulo hermético desvinculado do todo social e das suas contradições. A sala de aula é um desafio cotidiano porque ao mascaramento desejado, viso construir o desmascaramento possível. Todo docente querendo ou não é um agente social, que deve construir o pedagógico concreto da sala de aula onde atua, sendo este social, por meio da mediação da formação e da atuação de outros agentes sociais.


MORAIS, Régis de (org.) SALA DE AULA: que espaço é esse? Campinas. SP. ed.10


2 comentários:

  1. Olá Janine! Interessante a reflexão que Sanfelice, faz sobre o "espaço sala da aula".O que é uma sala de aula? o que marca uma sala de aula? É o espaço físico ou as relações que se constituem neste espaço? Quais salas de aula fizemos parte? Qual o papel do educador na sala de aula escolar? O que caracteriza o espaço sala de aula? Penso que seria importante ouvirmos dos alunos o que pensam deste espaço? Qual o papel deles neste processo? Sem duvida o autor nos convida a ampliarmos o conceito de sala de aula!
    Bjs

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  2. Seguindo a reflexão trazida pela prof, e também concordando com ela, acredito ser algo muito importante para nós futuros professores, ouvirmos nossos alunos para sabermos o que eles pensam a respeito desse espaço onde passam boa parte de sua vida. Pois é tão fácil para nós professores relatarmos nossa visão de sala de aula, e a adaptarmos para atender nossas necessidades, mas acabamos esquecendo o principla nossos alunos, pois acredito ser impressindivel que os mesmos saibam qual seus papéis dentro desse espaço.

    bjão

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