Salas de aula
O texto “Salas de aulas” apresenta uma narração de todo o processo educativo de um aluno que inicia sua formação em um colégio de freiras em meio à ditadura militar. O autor relata alguns acontecimentos que influenciaram diretamente na sua formação. Relata latentemente sobre o funcionamento da instituição, as relações de subordinação e autoritarismo mantida naquela época bem como as influências que exerciam sobre os alunos.
Por causa das relações que eram mantidas na instituição e da maneira como os professores trabalhavam, a sala de aula, se tornava um dos piores lugares. No entanto somente na universidade descobriu que podiam falar, opinar, discutir, debater e criticar sem ser podado, sendo capaz de produzir o seu próprio conhecimento e não apenas reproduzir o que já está constituído.
No final da formação universitária, muitos alunos saem pela última vez da sala de aula satisfeitas. Outros, no entanto continuam com especializações, mestrado, uma segunda faculdade continuando a permear o ambiente da sala de aula.
Na letra da música de Pink Floid que o texto apresenta fica evidente a censura a práticas docentes tradicionais. A final qual é papel da educação na formação dos educandos? Como deve ser pensada a prática em sala de aula? Que tipo de alunos queremos formar?
MORAIS, Regis de. (Org). Sala de aula: que espaço é esse? Campinas - São Paulo: Papirus, 1996.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário