segunda-feira, 9 de novembro de 2009

DOIS OLHARES AO ESPAÇO-AÇÃO NA PRÉ-ESCOLA

O texto mostra-se como um convite para a reflexão acerca da prática docente, demonstrando que os atos de conhecer são momentos vivos, onde o conhecer é praticar a vida, e é o educador quem trabalha essa prática.
O espaço construído na educação infantil, de acordo com o texto, se constitui como o retrato da relação pedagógica. A partir do relacionamento desses dois sujeitos (educador e educando) o espaço vai sendo colorido e povoado, mostrando características específicas no aspecto da arrumação e organização.
Para a autora, a relação pedagógica como mera transmissão do conhecimento, onde o educando é receptor passivo, a sala de aula é organizada em fileiras, rígidas? ou regidas por normas e rotinas. Os alunos são obrigados a enfileirar-se até mesmo para entrar em sala, seguindo um tempo determinado pela professora e sem levar em conta a expressão das crianças.
Atualmente como mostra o texto, existem algumas experiências em relação à prática com diferentes enfoques pedagógicos. Neste enfoque o diálogo é muito presente, onde professor e alunos discutem sobre as atividades que irão trabalhar no dia. É comum as atividades acontecerem em grupos e ao mesmo tempo podem circular na sala diversas situações de aprendizagem, valorizando assim, o desenvolvimento da autonomia, ou seja, as próprias crianças se organizam e optam pela atividade e neste espaço está sempre presente a mediação da professora.
Nesta nova forma de trabalhar como explica o texto, os conteúdos vão surgindo a partir das necessidades dos alunos através da observação das várias linguagens “apresentadas” pelas crianças.
A partir da leitura do texto, somos provocados a refletir sobre os caminhos que norteia nossa prática na educação infantil?

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MORAIS, Regis de (Org). Sala de aula que espaço é esse? 10 ed. Campinas. São Paulo: Papirus, 1996.

2 comentários:

  1. Olá Jucineia e colegas! Refletir sobre a organização do espaço na educação infantil é fundamental. Sem dúvida a linguagem, a brincadeira, as interações e a organizaçao espaço-temporal constituem-se em eixos organizadores o trabalho na educação infantil. Assim, o texto da Madalena Freire, traz relexões importantes sobre este tema.
    Abraço
    Profª.Rosângela

    ResponderExcluir
  2. Olá profªs!
    Muito bom este Blog!!! Os assuntos aquí abordados são de qualidade e atualizados, parabéns aos moderadores! Sou professora de educação Infantil e tambem tenho um espaço onde relato minhas experiências e âncias de educadora, tambem gosto de discutir assuntos relacionados a qualidade da educação! Espero a visita de vcs para que possamos trocar experiências e informações. Beijos à todas!
    profª Elaine Faria
    http://educacaoinfantilonline.blogspot.com/
    http://educacaoinfantilonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir