terça-feira, 17 de novembro de 2009

A sala de aula: da angústia do labirinto a fundação da liberdade

Acadêmica: Daiana C. Mariano

O que pretendemos com essa resenha não é construir a teoria sobre educação formal da escola ou sobre a aprendizagem, mas sim desenvolver possíveis alternativas no qual a criança possa pensar e refletir sobre suas práticas em sala de aula deve deixar o preconceito de lado e estar sempre procurando se atualizar e não somente seguir regras impostas, no qual a sala de aula é um lugar de diálogo, reflexão e aprendizagem.
Quando falamos em sala de aula, entendemos que é um lugar onde as crianças vão para aprender, mas muitas vezes a sala de aula é vista como um lugar onde o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende, é por isso que devemos tirar as máscaras, e fazer valer a nossa capacidade de ensinar o qual devemos formar crianças criativas para viver em sociedade.
Pensamos em novas técnicas e métodos para aperfeiçoar nosso ensino-aprendizagem, devemos pensar de forma que envolve o seu cotidiano, pois quando realizamos atividades envolvendo a sua realidade o aluno terá um maior rendimento, no qual ele poderá interagir e questionar junto ao seu professor.
A sala de aula é o primeiro lugar para fazer a transformação, é o lugar de buscar iniciativa de algo novo, é um espaço de ação onde está aberto a novas idéias, onde o professor deve deixar de ser acomodado e inovador, criativo e que cative seus alunos para que eles gostem de vir a escola e se tornarem críticos.
A sala de aula não deve ser vista como um espaço de repressão mas sim um espaço de aprendizagem, renovação, pois a busca pelo saber é prioridade de todos. Portanto, quando o indivíduo se insere na sociedade vão aparecer dificuldades e ele deve estar preparando para lidar com essas situações , e é através dessa teoria que ocorre a aprendizagem, no qual o indivíduo após superar suas dificuldades irá criar em cima de seus problemas soluções para resolvê-lo, a sala de aula é um lugar de diálogo, uns com os outros e com o mundo, onde acontece a interação entre todos eles e aprendem a ver o mundo e a conhecer a sua realidade onde eles ampliam sem cessar a sua relação entre espaço revolucionário. É evento da relação que acontece a transmissão do conhecimento, conteúdos e culturas, onde cada um deve descobrir balizas para o seu existir.
Falamos tanto em liberdade, mas essa liberdade irá se dar a partir do momento que nós rompermos com as amarras já impostas, ou seja, “teorias, métodos antigos”, devemos estar abertos a novos métodos e técnicas e deixar de lado o educador acomodado, ir em busca de algo novo, sem preguiça, voltar a pensar, ser criativo em suas aulas e não seguir planejamentos de 10,20 anos atrás e sim produzir novos planejamentos, novos jeitos de ensinar, mostrando que todos temos a capacidade de mudar a realidade.
A sala de aula deveria ser pensada como o árduo caminho que leve da angústia de labirinto à fundação da liberdade.

3 comentários:

  1. Realmente Daiana e colegas! Pensar/Re-pensar a sala de aula como um espaço de vida, interação, liberdade é um desafio. Muitas coisas acontecem neste espaço, passamos muito tempo de nossas vidas em salas de aula. Como podemos tornar este ambiente criativo, dinâmico, interativo? Sabe...pensando nisso: me pergunto como é a nossa sala de aula?

    ResponderExcluir
  2. É necessário repensar a sala de aula para que se torne um ambiente que propicie a aprendizagem. A sala de aula é o local de muitas descobertas, desafios, de buscar iniciativa de algo novo para ensinar as crianças. Tendo em vista, sempre reavaliando o trabalho docente para atender as necessidades das crianças.É estar aberto a novas idéias, onde o professor deve deixar de ser acomodado mas sim ser criativo com a sua prática docente.Portanto, é necessário levar novidades para que haja interesse das crianças a se tornarem críticos e autônomos.

    ResponderExcluir
  3. A sala de aula é um ambiente propiciador de aprendizagem por isso o professor deve repensar suas praticas e formas diferentes de ensinar.Pois segundo Sniders a escola deve ser um lugar de alegria.As aulas devem ser atrativas e que motivem os alunos a gostar da aula, e de vir para a escola por se sentirem bem nela.Deve haver interaçao entre professor e alunos pois através dessas trocas de conhecimento podemos perceber que acontece as aprendizagens.

    ResponderExcluir