segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PARA INÍCIO DE CONVERSA....



Com o objetivo de refletirmos sobre as formas de organização do processo ensino-aprendizagem na educação básica, tomamos como ponto de partida o estudo do conceito “ aula ” na atual organização escolar. De acordo com Rays (2003), “a aula, como forma de organização do processo de ensino-aprendizagem, surge, assim, juntamente com a escola como a principal promotora de educação formalizada. Essa será encarregada de promover a formação das novas gerações para a vida adulta e para o mundo do trabalho. (Enguita, 1989; Gadotti, 1993; Manacoda, 1989;Saviani, 1991).

Neste sentido, a partir da provocação de autores como Masetto (1997) com o texto: a sala de aula: espaço de vida? Compartilhamos alguns questionamentos elaborados em sala de aula pelas acadêmicas:


SANDRA E DAIANA:

O professor deve ser autoritário? Até que ponto?Como o aluno vê a sala de aula hoje? O espaço que o aluno tem em sala de aula é propicio a sua aprendizagem?


A falta de interesse do aluno está relacionada ao método de ensino utilizado pelo professor? Até que ponto o professor deve interferir no processo de aprendizagem do aluno?


CRISTINA/JANINE/KARINA

Será que as crianças só aprendem se estiverem em silêncio? A música ou até a conversa pode contribuir no processo ensino-aprendizagem? Por que o processo de ensino é organizado em “tempos”? Como quebrar o paradigma do modelo e mudar a forma de ensinar? Quais as lembranças que trazemos dos anos de escola? Como interligar a sala de aula com o contexto histórico-social? Como interligar a realidade do aluno como processo ensino-aprendizagem? Que lugar tem os conhecimentos dos alunos no processo de ensino-aprendizagem?



FERNANDA/SIDIANA


O ponto de partida do processo ensino-aprendizagem é fundamentado em conteúdos do interesse do aluno ou do professor?Como trabalhar o conteúdo escolar juntamente com o interesse do aluno? Qual o papel do aluno, do professor e da família no processo de ensino-aprendizagem? Como a criança aprende? Até que ponto as relações interpessoais interferem no processo de ensinar e aprender? Como saciar as curiosidades e dúvidas dos alunos sem podar sua imaginação/aprendizagem?


JUCINEIA E MAEVY


Quais os fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem? Por que o tempo interfere neste processo? Como lidar com a agressividade em sala de aula? Qual a causa da indisciplina em sala de aula? Na atualidade, qual o papel da escola? Quais as metodologias mais utilizadas na prática docente? O professor se preocupa com os diferentes ritmos de aprendizagem? Como trabalhar as dificuldades dos alunos em sala de aula


Que relações se estabelecem na sala de aula? Como é organizado o processo ensino-aprendizagem? Sala de aula: eis uma realidade que contém muitas realidades...



Em busca de mais conhecimento sobre o tema encontramos em Morais (1996) no livro Sala de aula que espaço é esse? Reflexões/provocações significativas sobre o tema, que compartilhamos com vocês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário