segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PARA INÍCIO DE CONVERSA....



Com o objetivo de refletirmos sobre as formas de organização do processo ensino-aprendizagem na educação básica, tomamos como ponto de partida o estudo do conceito “ aula ” na atual organização escolar. De acordo com Rays (2003), “a aula, como forma de organização do processo de ensino-aprendizagem, surge, assim, juntamente com a escola como a principal promotora de educação formalizada. Essa será encarregada de promover a formação das novas gerações para a vida adulta e para o mundo do trabalho. (Enguita, 1989; Gadotti, 1993; Manacoda, 1989;Saviani, 1991).

Neste sentido, a partir da provocação de autores como Masetto (1997) com o texto: a sala de aula: espaço de vida? Compartilhamos alguns questionamentos elaborados em sala de aula pelas acadêmicas:


SANDRA E DAIANA:

O professor deve ser autoritário? Até que ponto?Como o aluno vê a sala de aula hoje? O espaço que o aluno tem em sala de aula é propicio a sua aprendizagem?


A falta de interesse do aluno está relacionada ao método de ensino utilizado pelo professor? Até que ponto o professor deve interferir no processo de aprendizagem do aluno?


CRISTINA/JANINE/KARINA

Será que as crianças só aprendem se estiverem em silêncio? A música ou até a conversa pode contribuir no processo ensino-aprendizagem? Por que o processo de ensino é organizado em “tempos”? Como quebrar o paradigma do modelo e mudar a forma de ensinar? Quais as lembranças que trazemos dos anos de escola? Como interligar a sala de aula com o contexto histórico-social? Como interligar a realidade do aluno como processo ensino-aprendizagem? Que lugar tem os conhecimentos dos alunos no processo de ensino-aprendizagem?



FERNANDA/SIDIANA


O ponto de partida do processo ensino-aprendizagem é fundamentado em conteúdos do interesse do aluno ou do professor?Como trabalhar o conteúdo escolar juntamente com o interesse do aluno? Qual o papel do aluno, do professor e da família no processo de ensino-aprendizagem? Como a criança aprende? Até que ponto as relações interpessoais interferem no processo de ensinar e aprender? Como saciar as curiosidades e dúvidas dos alunos sem podar sua imaginação/aprendizagem?


JUCINEIA E MAEVY


Quais os fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem? Por que o tempo interfere neste processo? Como lidar com a agressividade em sala de aula? Qual a causa da indisciplina em sala de aula? Na atualidade, qual o papel da escola? Quais as metodologias mais utilizadas na prática docente? O professor se preocupa com os diferentes ritmos de aprendizagem? Como trabalhar as dificuldades dos alunos em sala de aula


Que relações se estabelecem na sala de aula? Como é organizado o processo ensino-aprendizagem? Sala de aula: eis uma realidade que contém muitas realidades...



Em busca de mais conhecimento sobre o tema encontramos em Morais (1996) no livro Sala de aula que espaço é esse? Reflexões/provocações significativas sobre o tema, que compartilhamos com vocês:

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

HISTORIA DO BLOG

Este blog surgiu como uma possibilidade de criarmos um espaço interativo de discussão, reflexão e aprendizagem sobre o processo ensino aprendizagem na educação básica. É uma proposta da disciplina Prática e Investigação Educativa em Pedagogia I, do Curso de Pedagogia da Unoesc- Campus Xanxerê- 6º perídodo e tem como objetivo possibilitar a vivencia do processo investigativo como princípio formativo e elemento articulador da relação teoria-prática, a partir da analise da realidade educacional, subsidiada por estudos teóricos. Neste contexto, o processo ensino-aprendizagem será nosso foco de investigação!

Bem Vindos ao nosso espaço de problematização, discussão e socialização das nossas produções !

sábado, 19 de setembro de 2009

DICAS SOBRE BLOG

PASSOS PARA CRIAR UM BLOG INTERESSSANTE
1. Encontrar um tema.
Só escreva sobre o que você entende, domina ou pretende aprofundar e que te dê prazer. Um blog precisa te oferecer algum grau de satisfação e não pode ser uma tarefa onerosa, nem enfadonha. Mesmo que esse tema não seja o assunto da moda. Também não se guie só pela moda, pois a febre passa e você perderá sua motivação.
2. Pesquisar e Aprofundar.
Leia o que os outros já estão publicando sobre o tema que você escolheu. Passe a maior parte do tempo visitando blogs e fóruns que tratem do tema do seu nicho e conheça o seu público alvo e quem são as pessoas que já estão fazendo o que você deseja fazer. Ler é a única forma para se conseguir escrever bem e aprender mais.
3. O que você tem para acrescentar?
Pergunte-se: de tudo o que você vê e lê sobre o seu tema escolhido, consegue fazer melhor? É capaz de acrescentar, somar, agregar valor ao debate e ser útil para seus visitantes e leitores?
Um blog tem que aprofundar os temas, ser local de crescimento para os leitores e visitantes e tem que ter novidades. Se você criar um blog para repetir o que outros já fazem, nada motivará que as pessoas visitem o seu.
4. Faça testes / Crie um Blog para testes.
Escreva rascunhos. Defina sua forma de atuação. Um blog precisa de conteúdo e que seja conteúdo de qualidade e relevante para os leitores/visitantes. Assim, antecipe-se escreva muito, coloque suas idéias no papel e defina quais serão suas formas de atingir seu público alvo, pensando sempre no que você pode fazer melhor do que os outros já têm feito ou o que pode melhorar.
Faça testes de layout e vasculhe a internet por algum Template gratuito que satisfaça a sua necessidade. Com isso, aprenda a fazer as modificações que achar apropriadas e a entender como funciona o serviço de blog que você está usando (seja o Blogger/Blogspot ou o Wordpress). Sem conhecer os recursos existentes é impossível criar um blog.
5. Aprenda o básico sobre HTML.
É muito importante saber um pouco de HTML, mesmo que o mínimo para saber copiar e colar códigos e modificar pequenas coisas. Sei que entender os códigos é algo complicado e eu mesmo não sei muito. A estrutura de um blog é formada pela soma de códigos HTML, CSS e JavaScript e você não é obrigado a saber usar tudo. Mesmo assim um pouco de HTML terá de conhecer para usar no corpo dos textos na hora de incluir links e imagens ou montar tabelas e quebras de linha. Isso só se aprende fazendo testes e pesquisando.
6. Relacione-se.
Um blogueiro não pode ficar isolado do resto da blogosfera ou do que se passa na internet em vários lugares. É importante estar antenado com o que outros estão publicando e debatendo. Participe ativamente de redes-sociais e comunidade, bem como atue em fóruns, principalmente naqueles em que reúnem blogueiros de todos os tipos para trocar informações e aprofundar seus conhecimentos na arte de manter um blog. Quanto mais ativo e social você for, mas credibilidade você terá.
7. Continue pesquisando e Aprofundando – Seja constante.
Blogar é uma tarefa a longo prazo e não se acaba nem pode ser fechada em si mesma. A dedicação a um blog tem que ser constante. Reserve um tempo diário e com disciplina para continuar pesquisando, para escrever com calma e para participar das comunidades e redes-sociais. Use constantemente os analisadores de visitas, como Google Analytics, para conhecer o seu público e se dedique sempre a melhorar cada vez mais.
Concluindo.
Paciência e dedicação são fundamentais e nada se constroe da noite para o dia. É preciso que se saiba que um blog é algo que está sempre sendo atualizado e precisa de coisas novas constantemente para fazer retornarem seus leitores e visitantes. Não existe um caminho fácil e poucos são os que conseguem se manter firmes sem desanimar de fato.
Se você seguir essas etapas e não se precipitar nem esperar resultados mágicos, mas tiver dedicação constante, crescerá com o tempo e verá os resultados.
Fonte: http://www.ferramentasblog.com/2009/07/7-passos-para-criar-um-blog-bem.html.

terça-feira, 8 de setembro de 2009